27 de out. de 2012

Arte da humildade


Laerte: preciso falar?
Por muito tempo acreditei que o fato de desenhar bem poderia destacar e  tornar alguém especial. Afinal, desenhar não é pra qualquer um. Desenhar te dá o motivo de ser achar melhor frente aos que não desenham e não são artistas (amadores ou profissonais), certo? Errado.

É lógico que quando te elogiam por desenhar, escrever, fotografar, pintar com alguma perícia, isso o orgulha e eleva o ego. Mas qualquer um pode e deve desenhar. O que dignifica a tua arte é a motivação que impulsiona  outra pessoa a realizar algo parecido, não igual. Na arte, o mais importante é desenvolver um estilo próprio. Caso contrário você será um mero plagiador mequetrefe. 

Dhamer: poucos traços
O bom desenho não é o que muita gente pensa: desenhar de modo 'fotográfico', reproduzindo fielmente cada coisa ou pessoa que é desenhada. O bom desenho tem a ver com a mensagem que se deseja passar e mais ainda com a interpretação da mensagem. Não importa quantas linhas você vai usar. Vai depender unicamente do seu estilo. 
Quino: nem uma palavra

Tive algumas lições com gente que sabe  e  não se acha melhor. Mais que a própria arte, o que os torna excelentes é a humildade e o estímulo que têm para ensinar tudo o que aprenderam durante anos de profissão. 

Essas pessoas conseguiram mudar as filosofias idiotas que carreguei, por pura teimosia, durante muitos anos da minha vida. Não só no aspecto artístico, mas em muitos outros aspectos da vida.



Nenhum comentário: