24 de jul. de 2011

O maior vilão de todos

Em agosto de 1962, na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy surgiu um novo super-herói que acabaria fazendo história: O Homem-Aranha!   (site: Omelete)

Criação de Stan Lee e Steve Ditko, o Homem-Aranha é um dos mais populares heróis da Marvel Comics e do mundo. Toda essa popularidade rendeu três filmes que me fizeram criar uma enorme ‘mágoa’ do diretor Sam Raimi.

Melhor desenho que já vi
Cresci lendo Hqs e vendo desenhos animados do ‘amigão da vizinhança’. Conheço boa parte da história e o conceito do personagem. Daí me vem um diretor mequetrefe e joga tudo no lixo. Puta falta de sacanagem, hein?

Primeiro ele tirou a maior invenção do nosso nerdzinho Parker: os lançadores de teias. Que não só serviam para reafirmar a genialidade de Peter, bem como para tornar seus dias mais interessantes. Dava uma responsabilidade a mais para o personagem.

O filme menos porcaria
As teias eram produzidas devido ao uso do famoso ‘fluído de teia’. Na falta de tal material, o ‘cabeça-de-teia’ estaria em apuros. Muitos dos episódios do desenho envolviam tal problema.

Sam Raimi também esqueceu de outra coisa marcante em Peter Parker/Homem-Aranha: o sarcasmo.

Mais uma vez, tomando o desenho como referência, o fato de fazer piadas era constante. Tirava sarro de si mesmo, dos inimigos. Até mesmo da própria Mary-Jane. Outro aspecto que, na minha opinião, foi  importante na concepção do personagem.

olha o teioso aê!
Então o que sobrou? Sobrou um personagem como os outros tantos Super-Homens, Batmans etc.

Confesso que quando vi os filmes, fiquei empolgado. Considero o segundo filme bonito, mas ao ver e rever cada um deles, percebi os erros. Não há nada de Peter Parker lá. Só um moleque órfão vestido como Aranha. Bola fora, Mister Sam.

                                                    
Agora, muitos fãs aguardam o reboot do ‘teioso’ que será dirigido por Marc Webb (500 dias com ela) e estrelado por Andrew Garfield (A rede social). Vamos aguardar pra ver se o senhor Webb vai finalmente ser fiel ao personagem ou não.

De qualquer forma, cagada pior que o Raimi, ele não fará.

Duvido muito.  

Abaixo, o trailer do reboot:



E então? Alguma esperança? 

4 comentários:

Caio Cobra disse...

Eu vejo muito mais adolescente-nerd nesse ator do que no McGuire. E ele vai ter os lançadores de teia. Só isso, já um bom começo.

PriViotto disse...

Até que enfim você apareceuuuu....do nadaaaa!
ahahahahhah

Cara, esse lance de tentar fazer algo para agradar fã não dá dinheiro. Pelo menos essa é minha teoria, fã mesmo nunca gosta de nada, sempre está insatisfeito é aquele lance o filme é ruim e bom. Ruim para o fã, bom como diversão.

Eu se fosse cineastra não faria filme adaptativo, dá muito trabalho e pouca satisfação.
ahahahhaa

bjs

Rafael Medeiros disse...

Pra mim, que não conhecia nada de Homem-Aranha, os filmes são ótimos. E o segundo é realmente o melhor dos três. Acho que só me incomoda o excesso de vilões no terceiro filme. Mesmo assim, em 2007, levantei a hipótese, no meu blog, de o Homem-Aranha ser o maior herói da minha geração (título que atribuo hoje à HP): http://rafael-medeiros.blogspot.com/2007/07/heris-de-homem-aranha-harry-potter.html

Nao conheço nenhum caso de adaptação cinematográfica que seja reconhecida como fiel ao original. É o que dizem: o livro é sempre melhor que o filme. (E isso vale pra HP. Os primeiros filmes são terríveis e os últimos são bons, mas deixam muita coisa de fora. Ou seja: leia os livros, eles sim são sensacionais!)

Sobre o trailer, acho muito estranho começarem de novo uma série de muito sucesso que tem apenas três filmes. Mas claro que eu verei, e claro que fará tanto sucesso quanto os filmes de Raimi.

Unknown disse...

Sei que não há nenhuma adaptação fiel. E o caso de agradar fãs é balela. Eles podiam agradar os fãs, pois de qualquer modo os não-fãs não conhecem a história do personagem, logo o resultado seria parecido com o caso dos filmes do Raimi. Acredito eu.

Quando falo de fidelidade, não falo de cronologia ou coisa parecida. falo do personagem em si, das características.

Considero o Homem-aranha um dos melhores heróis. Ele luta contra a coisas que muito poucos lutam: o cotidiano. Ele precisa comprar remédios pra tia, pagar o aluguel, e ainda tem que salvar as pessoas. É o melhor personagem criado pela dupla Lee & Ditko. Sem dúvidas.

Quanto ao reboot, espero que o webb faça direito. Repagine o personagem, mas sem descaracterizá-lo. eu quero ver o Parker sarcástico, emotivo, e que está sempre 'correndo atrás'.

Beijos e abraços. Obrigado pelos comentários.