Incrível como as pessoas não fazem a menor idéia da importância que um bibliotecário tem para a sociedade. Aposto que você acha que todos são pedantes e servem só para colocar livros em estantes. Você pode até ter razão. Mas desde os tempos de Alexandre que são responsáveis por catalogar, organizar e disseminar a informação. Responsáveis pela propagação dos saberes, do conhecimento e por não manter o indivíduo em um nivel de ignorância tão elevado. Bibliotecários não atuam apenas em bibliotecas. Bibliotecários atuam em qualquer área do conhecimento. Eles podem até não conhecer uma área com profunda especialidade, mas o fato de conhecer alguma coisa em qualquer área vai ajudar você a buscar (e encontrar!) a informação que precisa.
Duvido que já tenha ouvido falar em algum bibliotecário além do inventor da prensa, Guttenberg. Sim, ele era bibliotecário. Assim como Paul Otlet, o criador do conceito de uma das ferramentas que mais usamos hoje: a internet. Muito antes destes existiu Erastótenes, considerado pelos especialistas de diversas áreas como inferior, mas que conseguiu quase que com precisão medir a Terra sem qualquer apetrecho científico de última geração.
É engraçado que com tantos feitos que fizeram e fazem diferença, nenhum destes senhores é citado na disciplina de História Geral. Pelo menos, nunca havia tomado conhecimento antes de entrar na faculdade de biblioteconomia. Tem gente que nem consegue pronunciar 'biblioteconomia' e até chega a debochar.
Não, eu não vou ser hipócrita e dizer que amo o curso de biblioteconomia. Mas posso ser grato, pois só estando neste meio eu pude tomar conhecimento dos maiores ícones da área e (porque não?) da história da humanidade.
Agora imagine só você que vira a cara para um biliotecário, sem nem ao menos saber que o que ele sabe pode ir bem mais além do que você jamais imaginou saber.
Beijo, especialistas.
Um comentário:
Os bibliotecários quase sempre foram meus únicos amigos, desde a infância, nunca me dei com gente, fui pros livros e até hoje papo de bibliotecário dura horas.
Postar um comentário